top of page

Comentário do dia #01 - narcisismo

  • Foto do escritor: Alguém
    Alguém
  • 17 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de jul. de 2021



TEMA: narcisismo



PUBLICAÇÃO de alguém:


minha RESPOSTA:

"

É certo que a sociedade está cada vez mais narcisista, muito por culpa do "sonho da fama" nas redes sociais. Só que o narcisismo não é um "transtorno que virou uma condição", porque ele faz parte do desenvolvimento saudável da pessoa, ao estar ligado à autoestima, autoconfiança e segurança, que são essenciais para o bem estar da pessoa.


O problema do narcisismo é quando, em excesso, começa a ser um problema para a própria pessoa e para os que a rodeiam (o que pode resultar num diagnóstico de perturbação/transtorno de personalidade narcísica). Quando isso acontece, significa na realidade que a pessoa narcisista apresenta deficiências ao nível de autoestima e da relação com a visão de si próprio. A pessoa, tal como Narciso, passa a amar como ele se vê/julga ser, e não quem realmente é, o que se torna numa base frágil para suportar, e daí a baixa autoestima (que depois é compensada com os abusos/bullying que fazem para se elevarem e sentirem os outros como inferiores). É neste género de detalhes que encontramos os verdadeiros narcisistas.


Por isso, amar o próprio corpo e expô-lo não tem nada de errado! No caso que você mencionou, o erro é mesmo o desejo da fama e a sede dos likes, onde a pessoa passa por cima de todos para obter o que quer (como podemos ver por exemplo, em youtubers que fazem partidas perigosas a outras pessoas só para terem conteúdo/visualizações). Esse é que é o verdadeiro problema da sociedade "dos likes" estar cada vez mais narcisista.


Já essa parte da depressão que você menciona, pode também ter haver com a tal falta do "narcisismo saudável", por estar relacionado com a falta de autoestima. Porque você pode ver pessoas que considera mais bonitas que você, mas pode na mesma continuar a se sentir bem consigo próprio (autoestima), ou então pode se deixar influenciar pelos "famosos" padrões de beleza. Por isso, esse detalhe tem mais haver connosco (sermos ou não influenciáveis), do que com os "influencers", porque só os segue quem quer.


No entanto, uma coisa é certa: é essa "sociedade mais inclusiva" que está a fazer a diferença nesse sentido, tentando apresentar a beleza dos mais diversos corpos. Por isso é positivo que eles sejam expostos. Agora a intenção que está por trás dessa exposição é que pode ter haver com esse narcisismo ou não. Mas nós também temos que saber/aprender a escolher as pessoas que queremos seguir e as que não nos dizem nada (fúteis, por exemplo), e não as culparmos depois dos nossos problemas de autoestima.

"


Commentaires


  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
Por vezes envio newsletters

Thanks for submitting!

Mais um blog de alguém, 2021 . Created with Wix.com

bottom of page