Feminsmo VS Femismo
- Alguém
- 20 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de jul. de 2021
Na minha anterior publicação neste blog, mostrei as minhas respostas a uma publicação sobre "feminismo" - ver AQUI.
Neste texto, de forma descontraída, vou tentar resumir o que entendo por "feminismo" e como seria mais simples se houvesse distinção entre este movimento e o "femismo" (equivalente ao "machismo").

O feminismo é um conjunto de movimentos que têm por base a igualdade de direitos da mulher em relação ao homem, pretendendo que ambos têm as mesmas oportunidades - igualdade de género. Com esta base, aborda-se também o empoderamento da mulher (numa sociedade ainda machista), entre outros assuntos que pretendem posicionar de igual forma a mulher em relação ao homem, fazendo-a sentir-se livre e válida na busca pelas mesmas oportunidades.
Mesmo havendo este foco nas mulheres, há também atenção para com os homens, para que se sintam igualmente validados quando são vitimas de violência doméstica, por exemplo. Até porque não nos podemos esquecer que no meio desta sociedade machista, os homens também sofrem com esse machismo. Esse machismo de homens-para-homens (e até de mulheres-para-homens) pode ser observado em situações tão simples como quando fazem pressão para que sejam sexualmente ativos para serem considerados "homens". Ou quando se ridiculariza um homem por chorar ou mostrar afetos. Sim, os homens também são vitimas de machismo.
E é na luta contra todo o machismo que surge então o feminismo. E...
sim, os homens também podem ser feministas
ao quererem lutar contra o machismo na sociedade.

Ao longo das décadas, este movimento passou e continua a passar por diferentes fases, que têm amplificado o movimento. No entanto, quem navega pelas redes sociais, já deve ter reparado em comentários que comparam o feminismo ao machismo, pois é normalmente visto como uma forma de ódio e anulação do homem. Esta ideia surge da má utilização da palavra, incluindo até por mulheres que se consideram feministas, ao mesmo tempo que rebaixam o homem, ou até que rebaixam outras mulheres transexuais - ler sobre "TERFs".
É com esta má utilização da palavra "feminismo", que também surge a já popular palavra "feminazi(sta)" - termo considerado pejorativo, que descreve mulheres que dizem pertencer ao movimento feminista, mas que apresentam ideais radicais e extremistas. Este exemplo de "feministas extremistas" na realidade representam o significado do femismo, termo que infelizmente aparenta ser pouco conhecido pelo meio das redes sociais, e que se traduz no uso incorreto do termo "feminismo".

Com isto, para não se "desfigurar" o significado da palavra - e sabendo-se que há palavras e símbolos que acabam por mudar de significa com os acontecimentos do mundo ou até com a influência de internautas de determinados grupos -, penso que seria positivo haver mais noção desta diferenciação entre "feminismo" vs "femismo", antes que a primeira acabe por perder algo tão importante como o seu significado original.
Possíveis links de interesse:
"É mais fácil dizer que as feministas não gostam de homens ou que são mal amadas" (entrevista a Patrícia Motta Veiga, autora do livro "Afinal as Feministas até Gostam de Homens")
"Cem anos de lutas femininas e feministas em Portugal: o exemplo das pioneiras"
"Igualdade de género em Portugal" (pdf)
Comments